Topo

Prefeito de Toronto admite ter fumado crack durante embriaguez

O prefeito de Toronto, Rob Ford - 1.nov.2013 - Mark Blinch/Reuters
O prefeito de Toronto, Rob Ford Imagem: 1.nov.2013 - Mark Blinch/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/11/2013 16h14

Após a polêmica gerada por um vídeo que supostamente mostra o prefeito de Toronto (Canadá), Rob Ford, fumando crack, o prefeito, que sempre negou as acusações, admitiu nesta terça-feira (5) que já consumiu a droga, mas negou que seja viciado.

“Sim, eu fumei crack”, disse Ford, para a surpresa dos jornalistas aglomerados na porta da prefeitura.

“Eu sou um viciado? Não. Quando eu experimentei? Provavelmente um ano atrás, durante um 'estupor alcoólico'”, completou, reconhecendo que "não sabe exatamente" quando o fato aconteceu.

"Cometi erros e a única coisa que posso fazer, neste momento, é apresentar meu pedido de desculpas e seguir adiante", acrescentou.

Apesar da pressão para que Ford deixe o comando da maior cidade do Canadá, o prefeito disse ontem (4) que não iria renunciar ao cargo por conta do escândalo e afirmou ainda que tentará se reeleger nas próximas eleições, em outubro de 2014.

A confissão de Ford despertou numerosas reações na classe política canadense. "É, sem dúvida, muito triste para Toronto. Acredito que o prefeito de Toronto precisa de ajuda", declarou o ministro canadense da Justiça, Peter MacKay.

"A polícia e o sistema judicial precisam intervir", disse a primeira-ministra de Ontário, Kathleen Wynne.

Vídeo

Em maio, a imprensa canadense noticiou a existência de um vídeo no qual Ford supostamente aparece fumando crack.

Conforme foi dito na época, um suposto traficante de drogas pediu US$ 200 mil ao jornal "Toronto Star" pela divulgação do vídeo, mas o veículo se recusou a pagar pelo material. Os repórteres, então, que só puderam assistir às imagens em um telefone celular, divulgaram o caso. Na época o prefeito negou a existência do vídeo.

Na última quinta-feira (31), o chefe da polícia de Toronto, Bill Blair, confirmou que o vídeo estava em poder da corporação. O prefeito, então, disse ontem que a polícia deveria divulgar o vídeo ao público.

“Peço que o chefe [da polícia] torne público esse vídeo. Seja lá o que ele mostrar, os habitantes de Toronto precisam vê-lo", disse Ford.(Com agências internacionais)